Como organizar o espaço físico e definir prioridades na hora de estudar?

Agendas, marca textos e planilhas são algumas maneiras de organizar o tempo e as atividades diárias

Com a pandemia, aprendemos a reorganizar nossos espaços domésticos para realizar trabalhos e aulas on-line. Mas, às vezes essa demanda se torna desgastante pela falta de organização das atividades a serem realizadas.

Criar uma rotina parece ser um método chato e cansativo, mas sem o planejamento do dia, da semana, das tarefas, esse cansaço passa a se tornar constante levando a desistência de muitos objetivos e estresse indesejado.

Reservar o material em um lugar calmo e arejado é a primeira recomendação para um bom desempenho de tarefas. É importante lembrar também que associamos o aprendizado com imagens e sons, e por isso, a escolha do local é o primeiro passo a ser considerado.

Já na organização de metas e objetivos da rotina, existem muitas formas que se encaixam de acordo com o perfil, estilo de vida, tempo disponível e finalidade das ações planejadas pelo estudante.

Estabelecer horários, criar listas escritas ou planilhas, uso de aplicativos de organização ou do controle do tempo em cada atividade são recursos utilizados por adultos e jovens. Cabe lembrar que cada método é relativo e varia com o propósito inicial.

É recomendado avaliar o desempenho durante essa rotina para se certificar de que o método escolhido esteja dando os resultados desejados. Dar recompensas pelas ações realizadas faz bem para a saúde mental e motiva para a continuidade dos exercícios.

Não precisam ser grandes recompensas mas é importante que elas sejam algo que o estudante goste. Pausa para ler ou ver um episódio da série favorita, fazer um lanche nesse intervalo ou simplesmente se presentear com algum tempo livre para jogar.

Já com as metas, a dica é dividir cada uma em ações pequenas e com as prioridades estabelecidas para que a sensação de dever cumprido seja presente na rotina.

O uso de cores nas listas e planilhas, post-its, marca textos e agendas são também recursos eficazes para acompanhar esse desempenho. Além de ajudar a estruturar a rotina, são ótimas maneiras de anotar detalhes importantes ao longo do estudo.

FONTE: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/estudos-online-dicas-de-como-organizar-o-espaco-e-material-do-seu-filho/
https://descomplica.com.br/blog/comunidade/embaixador/como-estabelecer-prioridades-tracar-metas-e-concretiza-las/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *