© 2016 CEA -Centro Educacional Aconchego -  Produzido e Criado por intech-tecnologias.com

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

PROJETOS PEDAGÓGICOS

A proposta pedagógica do Centro Educacional Aconchego é colocada em prática através de projetos que se estruturam em torno de um tema.

 

Os projetos constituem uma concepção de ensino moderna, uma maneira diferente de favorecer a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola, além de ajudá-los a construir sua própria identidade.

 

Os Projetos Educacionais criam condições favoráveis a construção do conhecimento pelas crianças, transformando-as em participantes ativas do processo ensino-aprendizagem através do planejamento coletivo e da dinamização das atividades.

 

2016

1/56

A Volta Olímpica

em 80 dias

 

Embalados pela magia do clássico “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne, nossos alunos estão convidados neste 1º semestre de 2016 a embarcar num balão mágico e percorrer os 5 continentes, visitando os países participantes das Olímpiadas 2016 a realizar-se no Rio de Janeiro em agosto deste ano.

 

Dentro do período de 80 dias, os alunos criarão rotas pelos países participantes das Olimpíadas e continentes a serem percorridos por Fileas Fogg, personagem do livro. O envolvimento e a imaginação dos alunos possibilitará a integração social e o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.

 

2015

1/24

PROJETO CATIVAS

 

Ética e cidadania são dois conceitos essenciais na sociedade humana.

Estão relacionadas com as atitudes dos indivíduoe a forma como estes interagem  uns com os outros na sociedade.s

 

Cidadania e ética são temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, indicados como elementos importantes do processo de formação dos alunos  a fim  de prepará-los para o exercício da vida em sociedade, a partir de uma conduta ética.

 

E a escola, como formadora de cidadãos e mediadora da aprendizagem, deve estar sempre atenta para promover o desenvolvimento do pensamento ético na vivência e na construção da cidadania.

 

Assim o Centro Educacional Aconchego objetiva estimular, cada vez mais, através da proposta do  livro O Pequeno Príncipe,  de Antoine de Saint-Exupéry, a imaginação, o sonho, a criatividade, e a afetividade  dos alunos envolvidos no processo.

 

1/12

ERA UMA VEZ... MONTEIRO LOBATO

 

Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país.

 

Conhecer os seus personagens, desbravando as páginas por este grande autor, é a possibilidade de levar às crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional e apresentando os costumes de nosso povo.

 

Acreditamos ser assim a contribuição essencial para o nosso próprio sentimento enquanto nação.

 

PROJETOS PERMANENTES

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

O Projeto de Educação Ambiental no Aconchego contribui para a formação da consciência ecológica dos educandos e consequentemente de toda comunidade escolar. Estimulando o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do Meio Ambiente e uso responsável dos recursos naturais. Tornando, assim, cidadãos aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.

 

PROJETO SEMENTINHA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Desenvolvemos ao longo do ano um projeto de cunho social com a finalidade de aproximar cada vez mais nossos alunos à realidade brasileira.

 

Desde muito cedo, nossos alunos são incentivados a uma formação solidária , onde cada um deve perceber qual a sua responsabilidade enquanto agente transformador dessa sociedade.

 

Tudo o que é arrecadado é destinado a uma instituição e distribuído entre as famílias carentes atendidas.

 

Acreditamos que com a ajuda de todos plantando a Sementinha da solidariedade, poderemos juntos colhermos os frutos de uma sociedade mais feliz.

PROJETO FAMÍLIA

 

O Projeto surgiu diante dos desejos da família em participar mais intensamente do dia-a-dia de seu filho na escola. Saber como ele se comporta com os amigos, a convivência  com sua turminha, é uma experiência única que quem já passou aprovou e quer repetir.

 

Por este motivo, há anos escolhemos o mês de maio em homenagem as Mamães , o mês de agosto em homenagem aos Papais  e o mês de setembro são promovidos encontros com os avós para sortearmos alguns “felizardos” que poderão estar realizando atividades com a turma de seu filho.

 

É na cozinha experimental, dando aula, brincando na quadra, cada um utiliza sua habilidade ou o que quiser fazer e combina previamente com a professora para que a atividade seja um sucesso!

Desta forma buscamos reforçar ainda mais os laços familiares.

1/5