Proposta Pedagógica

A Escola Aconchego é uma escola sócio-interacionista que utiliza a metodologia de projetos, priorizando o aprendizado em grupo, valorizando a criatividade e o pensamento crítico.

A Escola Aconchego é uma escola que...

• Utiliza a metodologia de projetos, priorizando o aprendizado em grupo, valorizando a criatividade e o pensamento crítico;
• Reconhece que Moral e Ética são construções vinculadas ao desenvolvimento cognitivo e ao afetos;
• Prioriza as relações afetivas e familiares;
• Incentiva a construção da autonomia do aluno;
• Valoriza e participa de ações orientadas para a sustentabilidade;
• Está conectada e apta para responder social, econômica e tecnologicamente ao mundo atual;
• Tem educadores comprometidos e engajados com a Filosofia da escola.

Educação Infantil - de 1 à 5 anos

A Escola Aconchego recebe alunos a partir de 1 ano. No espaço da escola, as crianças encontram um ambiente seguro, aconchegante, aonde os pequenos são acolhidos com muito afeto. Cabe aos professores fazerem intervenções instigantes visando a promoção do desenvolvimento físico, sócio, emocional e cognitivo desses alunos.

Alfabetização e Letramento

Conhecer o universo da linguagem faz parte do processo de aquisição da leitura e da escrita. Muito antes de compreender como o sistema alfabético de escrita se dá, as crianças vivenciam o mundo letrado no qual estão imersas, dando sentido e funcionalidade às ações de ler e escrever. Assim a Leitura e a escrita fazem parte do dia-a-dia dos alunos da Educação Infantil sempre contextualizadas em assuntos que interessam os grupos.

O processo de pré-alfabetização se intensifica nas turmas do Pre 1 e do Pre 2 quando os alunos são preparados para a transição para o 1º ano do Ensino Fundamental 1.

Horário Integral

A Escola Aconchego oferece horário integral para os alunos que frequentam a escolaridade. A proposta é oferecer no contraturno atividades lúdicas, musicalização,cozinha experimental, atividades de jardinagem, oficina de capoeira, muitas brincadeiras e atividades físicas.

Ensino Fundamental - do 1º ao 5º ano

Durante o 1º ano, a compreensão do código escrito se processa.

A partir do 2º ano, as atividades pedagógicas enfatizam a construção do raciocínio e a relação entre saberes numa metodologia de projetos.

A Literatura, em Português, e o desenvolvimento do raciocínio lógico, em Matemática, são focos fundamentais no Fundamental 1. A Língua Inglesa entra com suas estruturas linguísticas ampliando o repertório dos nossos alunos. História, Geografia e Ciências complementam o conhecimento do alunado fazendo-o refletir principalmente sobre as questões sociais, humanas e sustentáveis do nosso planeta. Educação financeira, aulas de Produção Textual e Educação Financeira, agregam o nosso currículo. Artes e Música são habilidades desenvolvidas nos Projetos Culturais.